Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Camadas

Meo Sudoeste foi o campeão dos festivais

18.09.19, Francisco Chaveiro Reis

nos-alive-2019.png

Em 2019, mais do que o número de bilhetes vendidos, o indicador do sucesso de um evento, no caso, um festival de música, é a notoriedade nas redes sociais. E, segundo estudo agora divulgado pela Media Monitor, 16% das menções encontradas no Facebook, Twitter, Instagram, blogs e fóruns foram ao Meo Sudoeste. Nos Alive (13,4%), Super Bock Super Rock (9,9%), Vodafone Paredes de Coura (9,7%) e Nos Primavera Sound (7,1%) são os eventos que se seguem. O Twitter, por vezes ainda visto como secundário em Portugal, foi utilizado por quase metade dos utilizadores de redes sociais que fizeram menções aos festivais de verão, num sinal interessante que deve ser acompanhado pelas marcas e agências que lhes prestam consultadoria. No que toca a notícias “tradicionais” (mesmo que mais de 60% seja em meios online, mais facilmente partilháveis), a vitória coube ao Nos Alive, com quase 20% das notícias publicadas ou emitidas sobre festivais no verão de 2019. Interessante seria, ainda, saber quantas pessoas foram impactadas pelos nomes e mensagens dos festivais mesmo não tendo ido a nenhum.